quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A convergência das mídias e o jornalismo

A inclusão digital deve ser ampla e irrestrita, citando o papel dos desenvolvedores de códigos, que levam para o fonte tudo o que aprendem nas suas relações sociais. Qualquer nação soberana precisa ter o domínio de sua produção tecnológica. A sociedade da informação hoje é a sociedade da convergência, pois os elementos isolados de mídia, como rádio, TV e jornal, se cruzam pelos caminhos da tecnologia. A convergência de mídias já é um fato, mesmo as empresas estando preparadas ou não. A rotina da maioria dos brasileiros, e acordar cedo, e durante um rápido café da manha, assistir a um tele jornal, no caminho do trabalho sintonizar um jornal em uma determinada rádio, falar ao celular, na chegada ao trabalho, conectar-se a internet, depois buscar a notícias simultaneamente em vários sites, falar ao telefone, mandar e-mails, utilizar o MSN. Durante a noite, assistir televisão, até que um novo dia amanheça. O consumidor já está com comportamento multimídia, sites on line como de vendas, o consumidor não faz uma compra no primeiro site que acessa, ele realiza uma série de pesquisa para saber qual a melhor oferta, o que vale mais a pena. O mesmo funciona na busca da informação diariamente, qual o melhor site, em qual a notícia sai em primeira mão e a cima de tudo bem trabalhada, as fontes são seguras? A notícia está completa? Existe uma comparação com outros sites, blogs, é exatamente como os autores João Rios e Fernanda Correa colocam no texto “Para a Convergência de Mídias acontecer foi preciso desenvolver novas tecnologias que permitissem a sua efetivação, enfocando a plena conectividade e a probabilidade do “any time, any where”” estamos numa era open media, a Sra. Audiência é quem tem o domínio, Ela escolhe o que quer saber.